Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Resenha Cinco Minutos

Enredo:

→Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.↘

                                                Resenha:
Esse livro é do escritor José de Alencar (01/05/1829 - 12/12/1877)  o mesmo escreveu o livro o Guarani, A Viuvinha entre outros...
O cenário principal da história é Rio de Janeiro, e se passa no ano de 1857.
Mas passa por várias cidades e até na Europa.

O livro é contando na primeira pessoa, como se a pessoa que não diz o nome, escreve uma carta para uma prima contando tudo que vem acontecendo, desde o dia do des encontro por causa de cinco minutos que a leva perde o ônibus, sendo que é uma locomotiva a vapor( claro que nessa época uma condução coletiva só poderia ser parecida com um trem mas em novas adaptações o livro fala ônibus)  e a história é marcado pela inocência, a burguesia da época e o primeiro amor.

Nas passagens dos capítulos, o narrador passa a contar a história, do romance que tinha tudo para passar despercebido, ou por medo ou sem jeito de levar adiante uma leve paquera que para ele ainda nem existia, mas na história o personagem sempre fica voltando nas lembranças, durante a sua busca pela jovem...Carlota.

Carlota tem dezesseis anos tem uma saúde frágil e paquera um rapaz que nunca a vê, pelo menos com os olhos que ela gostaria.
 A jovem desse romance está adoecida, porém nutri um amor por um jovem e então o segue em bailes, pelas ruas até que um dia revela sua identidade e o seu amor, mas logo ela parti.
Só que isso causa uma dúvida no rapaz que não sabe se vai até ela e vivem o pouco tempo que ela tem, ou simplesmente tenta esquece-la.

Então o rapaz sai em busca da moça e passa por uma grande aventura e quando se reencontram decidem viver felizes e juntos para sempre.
O brilho dessa história são os detalhes como o encontro no ônibus, bailes, encontros e desencontros...
O livro é um retrato da época, da sociedade carioca e a sua juventude.
Era um período de Romantismo literário, o autor que sempre em suas histórias descrevia o recursos regionalista, urbano e histórico. 


Vale a pena ler ou reler.
Informações do Autor:  Skoob ⟻